Ingredientes
- 600 g bacalhau
- 7 dentes de alho
- 4 ramos de alecrim
- 4 folhas de louro
- 1 c.café pimenta rosa
- 200 g caldo verde escaldado
- 200 g broa de milho
- 1 c.sopa salsa seca picada
- 150 ml azeite
- 1 c.café pimenta branca
- 50 g chouriço
- 50 g alheira de Mirandela
- 200 g batatas novas pequenas
- Sal e água q.b.
Preparação
Descongelar os lombos de bacalhau. Picar a broa de milho com 1 dente de alho e adicionar a salsa picada. Reservar. Colocar dentro de cada saco de vácuo um lombo de bacalhau, um fio de azeite, 1 dente de alho, uma rama de alecrim e uma folha de louro. Fechar os sacos em vácuo. Colocar os sacos com o bacalhau a cozer durante 15 minutos numa panela com água. Escaldar o caldo verde durante 5 minutos com uma pitada de sal. Depois de escorridos, saltear numa frigideira com azeite e 1 dente de alho. Temperar com pimenta branca. Reservar.
Numa frigideira colocar a alheira esmagada, a broa de milho com um fio de azeite e deixar alourar. Retirar do lume e colocar numa travessa no forno pré-aquecido a 180ºC, durante 5minutos. Reservar. Num prato fundo colocar as batatas com um fio de azeite, louro e sal. Envolver com película aderente e levar ao microondas durante 8 minutos.
Numa frigideira colocar um fio de azeite, um dente de alho e o tomate-cherry. Cortar o chouriço em pedaços miúdos e levar a saltear numa frigideira. Retirar do lume e levar numa travessa a forno pré-aquecido a 180ºC durante 3 minutos para tostar.
Para empratar, colocar o caldo verde, por cima o lombo de bacalhau e uma camada do preparado da broa de milho com a alheira e os pedaços de chouriço. Dispõr as batatas e o tomate-cherry. Regar o prato com o azeite aromatizado que ficou dentro do saco de vácuo. Decorar o prato com a pimenta rosa.