Ingredientes
- 1 posta de bacalhau
- 4 folhas de couve lombarda
- 150 g broa de milho
- 6 tomates secos
- 1 folha de louro
- 4 dentes de alho
- 6 bagas de zimbro
- 1 ramo de tomilho
- 1 ramo de alecrim
- 200 g grão de bico
- 250 ml azeite
- Sal e pimenta q.b.
- 4 cenouras baby
Preparação
Corte a broa em cubos e reserve. Esfarele a restante broa, junte com o tomate seco e triture.
Limpe o bacalhau, retire a espinha e coloque no fundo de um tacho para confitar. Junte a folha de louro, 2 dentes de alho cortados a meio, o alecrim, o tomilho e o zimbro. Junte o azeite até cobrir o bacalhau. Leve ao lume durante 30 minutos a 60º C, sem deixar ferver o azeite.
Leve um tacho ao lume com as espinhas e os restos do bacalhau e quando levantar fervura, coloque o grão até ficar cozido. Retire o grão, escorra e esmague grosseiramente com um garfo. Reserve. Na mesma água, junte a couve lombarda cortada em juliana durante 3 minutos, retire e reserve.
Num tacho, coloque dois dentes de alho laminados, o azeite do bacalhau confitado e deixe alourar. Quando os alhos ficarem translúcidos, junte o grão, a couve e os cubos de broa de milho. Acrescente um pouco mais de azeite e envolva. Tempere com sal e pimenta e reserve.
Leve a broa triturada ao lume numa sertã para tostar um pouco.
Para o empratamento, use um aro no centro do prato, coloque no fundo um pouco da broa triturada e uma boa camada de migas de grão. Por cima, disponha o bacalhau e regue com o azeite de confitar o bacalhau.
Decore com o grão, a cenoura baby e um pouco da broa triturada. Finalize com um pouco de azeite.