Ingredientes
- 2 lombinhos de bacalhau fresco
- 150 g mirtilos
- 40 g amêndoa inteira sem casca
- 5 vagens feijão verde
- 1 lima
- 1 limão
- 2 dentes de alho
- 1 ramo de coentros
- 1 ramo de tomilho
- Sal e pimenta q.b.
- 3 folhas hortelã
- Açúcar q.b.
- Azeite q.b.
- Gin mirtilo q.b.
- 2 cebolas pequenas
- 1 pau canela
Preparação
Lavar bem todos os ingredientes. Temperar o bacalhau fresco com raspa de casca de lima e um pouco de sumo desta, tomilho, sal, pimenta e um fio de azeite. Reservar. Colocar água numa panela com um quarto de uma lima, coentros, tomilho, 1 dente de alho, 1 cebolinha e deixar levantar fervura. Cortar o feijão verde longitudinalmente e muito fino. Colocar a cozer a vapor na panela que já tem a água a ferver com alguns ingredientes. Colocar na mesma panela, durante 1 a 2 minutos, os lombinhos de bacalhau para "suarem" um pouco. Retirar os lombinhos de bacalhau e brasear numa frigideira com um fio de azeite, 1 dente de alho e 1 cebolinha pequena. Laminar a amêndoa e tostar numa frigideira. Reservar.
Num tacho, colocar mirtilos, açúcar amarelo, pau de canela, folha de hortelã, raspa de limão e sumo de limão, um pouco de gin de mirtilo de Sever do Vouga (Olgin) e água e fazer uma compota bem consistente.
Para empratar, colocar uma porção de feijão verde no centro do prato. Colocar uma colher de chá com compota de mirtilo no centro do feijão verde. Colocar os dois lombinhos de bacalhau fresco, cruzados por cima da compota. Colocar outra colher de compota de mirtilos sobre o bacalhau. Salpicar com um punhado de amêndoas e decorar com mirtilos. Colocar a cebolinha e um dente de alho no prato.