Ingredientes
- 3 postas de bacalhau demolhado
- ½ cara de bacalhau demolhada
- 300 g feijão encarnado seco
- 1 chouriço de carne alentejano
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 400 g tomate maduro
- 2 c.sopa polpa de tomate
- 100 ml vinho branco alentejano
- 2 folhas de louro
- Sal, pimenta preta q.b.
- Coentros q.b.
- Azeite q.b.
Preparação
Colocar o feijão a demolhar por cerca de 12 horas. Escorrer e colocar na panela de pressão. Juntar as folhas de louro e um fio de azeite. Cobrir com água e cozinhar por 20 minutos, depois de levantar fervura. Passado o tempo, retirar a pressão e verificar se o feijão está cozido. Reservar o feijão e o caldo da cozedura e retirar as folhas de louro.
Cortar o chouriço em rodelas com cerca de 1,5 cm de espessura. Regar o fundo de um tacho com um fio de azeite e alourar as rodelas de chouriço dos dois lados. Retirar do tacho e reservar. Aproveitar a gordura que ficou no tacho e refogar a cebola finamente laminada e os alhos esmagados. Juntar os tomates previamente pelados e picados, a polpa de tomate e o vinho.Temperar de sal e pimenta e deixar apurar.
Adicionar o feijão e um pouco do caldo da cozedura. Envolver e deixar cozinhar tapado em lume brando, mexendo de vez em quando. À medida que o molho vai apurando e reduzido, acrescentar algumas conchas do caldo reservado, até os ingredientes estarem bem ligados. Retificar o sal. Entretanto juntar o bacalhau e a cara de bacalhau cortada em pedaços mais pequenos. Retirar do lume e envolver o chouriço previamente tostado.
Servir com um punhado de coentros picados e acompanhar com pão alentejano.