Ingredientes
- 1 de burras de porco alentejano D.O.P.
- ½ de beiços de porco alentejano D.O.P.
- 1 cebola média (180g)
- 4 dentes de alho
- 200 ml vinho branco alentejano
- 6 grãos de pimenta preta
- 6 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 400 ml água
- 2 colheres de chá de massa de pimentão (caseira)
- 4 hastes de manjerona
- 1 haste de salva com bastantes folhas
- 1 molho pequeno de salsa
- 14 folhas de massa filo
- Sal q.b.
Massa Filo
- 400 g farinha de trigo
- 200 ml água quente
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 colher de café de sal
- Amido de milho q.b.
- Papel manteigueiro ou papel antiaderente
Preparação
Depois de bem limpos os beiços e a burra, esfregar com sal e deixar tomar gosto por algum tempo, no frigorífico. Ao fim de 3 horas, passar por água e escorrer bem.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Colocar uma panela, com tampa que possa ir ao forno, em lume forte e, quando esta estiver bem quente, deitar o azeite seguido das carnes até ficarem douradas de ambos os lados. Adicionar o vinho branco e reduzir o lume. Juntar a cebola partida em quatro, os alhos previamente esmagados no almofariz, a pimenta, a massa de pimentão, as ervas aromáticas, atadas em forma de bouquet garni e, por fim, a água.
Sentir o aroma do preparado e provar um pedaço de carne. Se necessário, retificar os temperos.
Tapar a panela e levar ao forno, à temperatura de 180ºC, durante 2 horas e meia.
Pincelar com azeite duas folhas de massa filo, polvilhar o centro de amêndoas com pele fritas em azeite e trituradas. Dispor as carnes partidas em pequenos bocados. Fechar em forma de rolinho. Repetir a operação para as restantes 7 porções. Levar ao forno a 180ºC até ficarem dourados.
Para servir, deitar uma colher de sopa de molho das carnes no prato e, por cima deste, o rolo de massa recheado e polvilhado de amêndoas. Junto ao molho colocar umas rodelas de laranja salpicadas com salva frita em azeite e por fim, batatas às rodelas fritas em azeite no forno.
Massa Filo
Colocar todos os ingredientes num processador de comida e triturar tudo por 2 minutos. Embrulhar a massa em película aderente e deixar repousar num pano durante 2 horas à temperatura ambiente. Dividir a massa em pequenas porções e estender na máquina para pasta fresca polvilhando com amido de milho. Passar a massa duas vezes por cada abertura, da mais larga para a mais apertada, até obter folhas muito fininhas. Colocar as folhas de massa entre folhas de papel manteigueiro para controlar a humidade.