Ingredientes
1 peito de pato médio
750 ml de caldo de legumes
1 molho de espargos
3 colheres de sopa de gordura de pato
2 colheres de sopa de manteiga
2 chalotas
1 dente de alho
1 chávena de arroz arbório (risotto)
200 ml de vinho branco
Pimenta branca q.b.
Sal q.b.
Raspa de limão q.b.
Queijo parmesão q.b.
Preparação
Pré-aqueça o forno a 200º em modo grill.
Faça uns golpes cruzados na pele dos 2 peitos de pato e tempere com sal de ambos os lados.
Numa frigideira bem quente, sele o pato começando pelo lado da pele, até que fique bem dourada, e vire para selar do outro lado. Quando estiver no ponto, desligue o lume e reserve.
Entretanto trate dos espargos: corte em pedaços e junte num tacho com 750 ml de caldo de legumes já quente. Deixe cozinhar por alguns minutos, depois escorra e reserve.
Junte 3 colheres de sopa da gordura do pato e mais 2 colheres de sopa de manteiga ao tacho onde irá fazer o risotto. Acrescente 2 chalotas picadas e deixe refogar.
Adicione 1 dente de alho esmagado e junte 1 chávena de arroz arbóreo (risotto). Frite um pouco e refresque com cerca de 150 ml a 200 ml de vinho branco. Mexa bem, tempere com sal e uma pitada de pimenta branca.
Assim que o álcool evaporar, acrescente uma concha do caldo e cozinhe até ficar consistente. Continue repetindo este processo até quase não ter caldo.
Aproveite e leve o pato selado ao forno, cerca de 5 a 8 minutos, com a pele virada para cima, para terminar de cozinhar.
Retire do forno e deixe repousar durante 2 minutos.
Entretanto, adicione ao risotto os espargos e uma última concha de caldo.
Quando o arroz estiver pronto, junte uma colher generosa de manteiga e uma dose generosa de parmesão ralado. Junte também mais uma colher da gordura / sucos do pato.
Na hora de servir, coloque o risotto como base, finaliza com mais um pouco de queijo por cima, umas raspas de limão, e disponha o peito de pato cortado em fatia