Ingredientes
- 1 pato e o respectivo sangue
- 1 morcela de cozer
- 2 dl vinho tinto
- 2 dl vinho do Porto seco
- 2,5 dl vinagre de vinho do Porto
- sumo de 2 laranjas
- 8 dentes de alho
- 4 folhas de louro
- 1 c.sopa de pimenta preta em grão
- 1 ramo de tomilho fresco
- 2 cebolas médias
- 1 c.sopa de banha de pato
- 500 g batatas pequenas
- 1 ramo de salsa ou coentros
- 2 fatias de broa de milho
- 10 g sal
Preparação
Limpe o pato do excesso de pele e gorduras. Separe os peitos e pernas da carcaça, reservando a carcaça, as peles e a gordura. Leve a marinar os peitos e as pernas durante cerca de 12 horas em 2 dl de vinho tinto, 2 dl de vinho do Porto seco, 1 colher de chá de grãos de pimenta preta esmagada, 1 ramo de tomilho fresco e sal q.b.
Prepare um caldo de pato com a carcaça, 1 cebola, a morcela, 1 colher de chá de pimenta preta em grão e 1 folha de louro.
Depois de marinado, leve o pato a alourar na banha que resultou das peles e gordura reservada ao arranjá-lo e num pouco de azeite. Reserve a restante banha para alourar as batatas do acompanhamento.
Depois do pato alourado, reserve-o.
Refogue 1 cebola bem picada em metade da gordura que ficou no tacho. Quando estiver bem dourado, junte o pato e a marinada coada por um passador de rede. Deixe cozer em lume brando até a carne ficar tenra, acrescentando conchas de caldo de pato anteriormente preparado e coado.
Quando o pato estiver cozido, junte o sangue onde se juntou 2,5 dl de vinagre de vinho do Porto e deixe apurar alguns minutos.
Serve-se a cabidela acompanhada por batatinhas cozidas e posteriormente alouradas na banho de pato, salpicadas de salsa ou coentros picados a gosto. Se gostar, frite palitos de broa de milho e sirva a acompanhar.