Ingredientes
- 9 ovos
- Sal q.b.
- 18 c.sopa de açúcar
- 5 c.sopa de caramelo líquido
- 1 c.sopa manteiga com sal
- 9 c. sopa água mineral
Preparação
Ligar o forno a 200ºC (ventilado) e colocar água quente no tabuleiro do forno, para fazer o banho-maria. Untar uma forma de buraco com manteiga com sal. Reservar.
Bater as claras com uma batedeira elétrica juntando uma pitada de sal. Assim que adquiram a consistência de clara em neve, adicionar gradualmente o açúcar até obter um merengue bem espesso, sem nunca parar de bater. Por fim, adicionar o caramelo líquido (pode ser feito em casa ou de compra) até obter a cor desejada e ficar uma massa uniforme.
Deitar toda a massa em colheradas na forma, sem pressionar, para dar um aspeto pouco uniforme depois de cozido (o caramelo líquido tem tendência a acumular-se nestas zonas). Levar ao forno quente durante 9 minutos. Desligar o forno e deixar a forma no seu interior até ficar morno. Quando estiver morno, desenformar diretamente no prato de servir.
Levar ao lume a água com o açúcar a ferver, até obter o ponto pérola. Retirar do lume e deixar arrefecer até ficar morno. Incorporar lentamente as gemas depois de cortadas com uma faca e passadas por um passador fino. Levar ao lume, muito brando, até engrossar e adquirir a consistência desejada, sem nunca deixar de mexer. Deitar imediatamente sobre o molotof. O molotof com os ovos moles pode ser servido sem qualquer decoração adicional, no entanto, pode ser guarnecido com lascas de amêndoa torrada, nozes, fios de ovos ou outro ingrediente a gosto. Levar ao frio até ao momento de servir.