Ingredientes
- 2 kg abóbora
- 1,5 kg farinha
- 75 g fermento de padeiro
- 5 ovos
- 2 paus de canela
- 1 colher de chá de sal
- 1 cálice de aguardente
- 1 cálice de anis
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de essência de baunilha em pó
- raspa e sumo de 3 laranjas
- raspa de 2 limões
- casca de 1 limão
Preparação
Num tacho grande colocar a abóbora cortada aos pedaços e encher com água quase até cobrir a abóbora. Juntar a casca de um limão, dois paus de canela e uma colher de chá de sal. Deixar cozer até a abóbora ficar mole e desfeita. Retirar os paus de canela e a casca de limão.
Escorrer muito bem e reservar a água de cozedura.
Colocar num passador de rede e calcar com as mãos, para retirar o excesso de água.
Passar a abóbora escorrida para um alguidar, juntar os ovos inteiros, a raspa das laranjas e dos limões, o sumo das laranjas, o cálice de aguardente e de anis, a canela, a baunilha, a farinha e o fermento.
Esta receita é tradicionalmente feita com três pessoas (avó, mãe e madrinha). Uma amassa, outra coloca os ingredientes e a terceira segura o alguidar.
Amassar tudo muito bem até despegar do alguidar e ficar enrolada a massa nas mãos. Se a massa estiver muito dura adicionar um pouco da água reservada da cozedura da abóbora. A massa deve ficar elástica.
Tapar o alguidar, embrulhar num cobertor e deixar levedar durante 45 minutos, abrigado.
Fritar em óleo bem quente, deitar colheradas e deixar alourar a gosto.
No fim, escorrer bem, fazer uma mistura de açúcar e canela em pó e polvilhar os velhoses.
NOTA: Os Velhoses são tradição na minha família. Desde pequena que me lembro da minha avó, da minha mãe e da minha madrinha a fazerem os Velhoses. As abóboras utilizadas para a receita são plantadas pelos meus avós e é uma receita que deve ser feita com duas ou três pessoas, para ajudar a amassar.