Ingredientes
- 250 g feijão vermelho seco
- ½ chuchu
- 4 batatas
- ½ courgette
- 2 cenouras
- 200 g abóbora-menina
- 1 cebola pequena
- 1 alho-francês
- 1 mão massa cotovelinhos
- 6 folhas couve galega
- 1/3 chouriça
- 2 pedaços de carne com osso
- Azeite e sal q.b.
- Coentros q.b.
- 2 kg farinha sem fermento
- 1 c.sopa banha
- 3 c.sopa aguardente
- 2 ovos
- 750 ml água
- 100 g açúcar
- 42 g fermento de padeiro
Preparação
Para fazer a sopa, deixar o feijão durante a noite a demolhar em água. Depois de demolhado, colocar o feijão dentro de uma panela com água, sal, a chouriça e os ossos com carne. O tempo de cozedura da carne é mais ou menos o do feijão, por isso quando a carne estiver tenra estará na hora de desligar o lume.
Retirar as carnes e um pouco de feijão para um prato e colocar na panela todos os legumes. Depois de cozidos, triturar até obter uma sopa bem homogénea. Juntar a couve cortada em juliana grossa, o punhado de massa, as carnes desfiadas e o feijão reservado. Deixar cozer e por fim, retificar o sal e juntar um fio de azeite.
Para fazer o pão, juntar num alguidar todos os ingredientes (farinha, banha, aguardente, ovos, açúcar, fermento e água) e amassar bem. A massa tem de ficar meio húmida. Tapar com um pano e deixar a levedar, cerca de 1 a 2 horas.
Enfarinhar uma superfície e sovar a massa. Fazer pequenas fogaças e levar ao forno a 210º C até o pão estar dourado. O tempo de cozedura varia consoante o tamanho da fogaça.
Para empratar, cortar o topo do pão e tirar o seu miolo. Colocar a sopa na carcaça, uma folha de coentros e desfrutar.