Ingredientes
1 kg de espadarte fumado
200 g de couve
235 g de agrião
300 g de jimboa
300 g de mússua
100 g de libô d’água
70 g de folha de ponto
5 folhas de maquequê
100 ml de azeite de palma
1 beringela
2 maquequê
4 quiabos
120 g de tomate
120 g de cebola
250 g de farinha de mandioca
30 g de farinha de trigo
1 molho de folha mosquito
320 g de arroz
1 pau de pimenta
1 osami
2 folhas de louro
1 colher de chá de pimenta com 5 bagas
1 malagueta
Sal q.b.
Água quente q.b.
Preparação
Lave bem e corte em juliana a couve, o agrião, a jimboa, a mússua, o libô d'água, a folha de ponto e a folha de maquequê. Coloque todas as folhas numa panela com água e leve ao lume para cozer durante 3 horas e meia, com a panela destapada. Acrescente água sempre que necessário para evitar que seque.
Quando as folhas estiverem bem cozidas, retire as sementes do osami e triture-o juntamente com o pau de pimenta. Adicione à panela, juntamente com o tomate picado sem pele e sementes, a cebola picada, a folha de louro, o maquequê e a beringela cortados (sem casca), o quiabo e o azeite de palma. Acrescente um pouco de água quente até cobrir todos os ingredientes. Tempere com sal e mexa bem para que se distribua uniformemente. Deixe cozinhar por pelo menos 1 hora, com a panela destapada, para que o azeite perca o seu aroma intenso.
Após 1 hora, retire as espinhas do peixe fumado, corte-as e adicione à panela. Deixe ferver por 15 minutos, permitindo que o sabor do peixe se integre com os restantes ingredientes. Acrescente um pouco de água, mas com moderação, pois o calulu não deve ficar demasiado ensopado. Verifique o sal e, se necessário, ajuste o tempero. Deixe ferver por mais 5 minutos.
Para engrossar o calulu, polvilhe farinha de mandioca sobre a preparação, mexendo sempre. Se necessário, dissolva um pouco de farinha de trigo em água e vá adicionando aos poucos, sem parar de mexer, até obter a consistência desejada.
Assim que o calulu estiver bem espesso, triture a pimenta 5 baga e a malagueta e adicione à panela. Lave bem a folha mosquito e mexa o calulu com a folha para libertar o seu aroma. Tape a panela e deixe cozinhar em lume baixo por 5 minutos.
Sirva o calulu quente, acompanhado de arroz branco, fubá mexido, angu ou farinha de mandioca.