Ingredientes
- 1 lampreia
- 2 cebolas
- 1 dl azeite extra virgem
- 2 dentes de alho
- 2 alhos-porros
- 1 ramo de salsa
- 1 folha de loureiro
- 3 cravos-da-índia
- 2 conchas de caldo de carne
- 150 ml vinho do Porto vintage
- 500 ml vinho Verde tinto vinhão
- 400 g arroz carolino
- Sal q.b.
- Broa q.b.
- Noz-moscada q.b.
- Pimenta q.b.
Preparação
Amanhar a lampreia, cortá-la em postas regulares e aproveitar o sangue emulsionado com um pouco de vinho verde. Colocar as postas da lampreia a marinar, de um dia para o outro, ou no mínimo 8 horas, juntando os dois vinhos, os dentes de alho, o alho-porro e a salsa picados, o louro quebrado, a pimenta, o cravo, a noz-moscada, e uma pequena pitada de sal.
Num tacho, refogar a cebola cortada em cubos num fio de azeite. Quando a cebola alourar, juntar as postas da lampreia e deixar refogar durante cerca de 10 minutos em lume médio. Juntar a marinada escorrida e continuar a refogar em lume médio durante mais 10 minutos. Adicionar o vinho da marinada e aumentar a potência do lume.
Quando ferver, adicionar duas conchas de caldo de carne.
Verificar se a lampreia está cozida. Retirar a lampreia e reservar.
Deixar o refogado reduzir, em lume brando, o tempo necessário para que tudo fique bem apurado. Triturar o refogado, até obter uma solução cremosa que deve ser abundante. Juntar o sangue da lampreia e deixar ferver durante mais uns minutos, em lume brando. Acrescentar a lampreia ao molho e servir com broa frita em azeite e arroz carolino feito no forno.
Dica: Se a lampreia for fêmea, pôr as ovas num coador e, durante a fervura, introduzir as ovas no tacho durante cerca de três minutos. Servir com um pouco do molho da lampreia, bem quente, sobre broa frita em azeite, decorada com salsa picada e acompanhar com a lampreia.