1 kg de pão alentejano velho 1 kg de Lúcio Perca 5 tomares maduros 2 cebolas médias 5 dentes de alho 250 g de tomate frito 5 colheres de sopa 200 g de farinha 50 ml de cerveja 500 ml de óleo de girassol 30 ml de vinho branco Sal q.b. Pimenta q.b. Coentros q.b. Hortelã da Ribeira q.b.
Amanhar o Peixe: Limpar os filetes, retirando cuidadosamente as espinhas. Cortar os filetes no tamanho desejado. Reservar no frio, colocando-os sobre papel absorvente para eliminar o excesso de humidade.
Preparar as Migas de Tomate: Fazer um refogado com cebola com cebola e alho e azeite. Quando caramelizar, juntar os tomates previamente cortados em cubos. Colocar o pão de molho em água, partido de forma grosseira. Quando o tomate começar a levantar fervura, juntar o vinho branco para reduzir. Antes de juntar o pão, se houver necessidade, adicionar metade do pacote de tomate frito. Escorrer a água do pão, sem pressionar demasiado, para manter as migas húmidas. Juntar o pão ao preparado de tomate e envolver para os sabores se misturarem.
Preparar os coentros e a hortelã da ribeira para finalizar. Adicionar a outra metade do tomate frito, ajustando a quantidade de líquidos e os temperos. Antes de servir, envolver as ervas para dar aroma e frescura, enquanto os filetes são fritos para acompanhar.
Preparar o Polme para fritar os filetes de Lúcio: Colocar a farinha numa tigela e temperar com sal e pimenta. Envolver bem. Adicionar a cerveja até atingir a consistência desejada para o polme.
Fritar os filetes: Aquecer o óleo a 180ºC. Passar os filetes pelo polme e fritar. Colocar os filetes numa travessa com papel absorvente e colocar sal por cima.