Ingredientes
- 1,5 kg de moreia
- 200 g rúcula
- 100 g pepino
- 200 g tomate maduro
- 50 g alface frisada
- 1 molho de coentros
- 1 molho de salsa
- 600 g batata Àsterix
- 250 ml óleo girassol
- 150 ml azeite 0,4% acidez
- Sal refinado e não refinado
- 1 cana seca de canavial com cerca de 1,5 m
Preparação
Para secar a moreia, escalá-la pela barriga, retirando a espinha do meio. Retirar as espinhas que estejam à vista ou que se sintam entre os lombos. Depois de escalada, a moreia parece um bacalhau seco com forma triangular. Num alguidar, colocar água e sal a gosto e dispor a moreia com a pele para baixo, durante 30 minutos. Retirar e secar levemente com um pano. Cortar a cana ao meio e longitudinalmente. Das metades, fazer 4 ou 5 espetos de ambos os lados, com a ajuda de uma faca afiada.
Colocar os espetos na moreia, começando na parte mais larga. Na cauda da moreia, fazer um furo e passar um fio forte. Pendurar num lugar à sombra e com vento. Deixar secar durante dois dias até a carne ficar semi seca.
Fazer uma salada mista com rúcula, alface, pepino e tomate. Temperar com salsa, coentros, azeite e vinagre.
Fritar as batatas em palitos pequenos e estreitos, em óleo bem quente, até ficarem douradinhas. Polvilhar com sal depois de fritas.
Aquecer óleo num tacho com 2 terços de azeite. Colocar a moreia semi seca em tiras rectangulares, primeiro com a pele para baixo. Virar cuidadosamente e continuar a fritar até alourar.
Servir com a salada e as batatas fritas.