Ingredientes
- 250 g ovas de pescada ou de bacalhau
- 1 cebola
- 5 dentes de alho
- 6 fatias de pão alentejano ou Mafra
- 1 molho de coentros
- 1 folha de louro
- Azeite q.b.
- Sumo de limão q.b.
- 1 c.sopa de sal marinho
- 1 tira de pimento vermelho
- 1 c.café de mel
- 1 ovo
Preparação
Dê uma fervura nas ovas, colocando-as num tacho com água a ferver com um pouco de sal e a folha de louro, até estarem esbranquiçadas. Reserve.
Prepare o molho de coentros, juntando num almofariz 2 dentes de alho cortados, metade do molhinho de coentros e uma pitada de sal grosso. Pise até ficar cremoso. Junte azeite, algumas gotas de limão e o mel, misturando muito bem. Rectificar os temperos se necessário e acrescente cebola q.b. e a tirinha de pimento bem picadinha.
Retirar as ovas do lume, esperar que arrefeçam ligeiramente, reservando a água da cozedura.
Para as migas de ovas: corte o pão em quadrados de aproximadamente 5 centímetros; pele 3 dentes de alho e corte-os ao meio na vertical. Pique os coentros, retire 1/4 das ovas para usar nas migas e pique bem.
Cubra o fundo de uma caçarola anti-aderente com uma quantidade generosa de bom azeite e junte os alhos até começarem a dourar. Junte as fatias de pão e deixar emulsionar. Com o lume médio, junte pouco a pouco, conchas de água da cozedura das ovas, só até que o pão fique mole. Junte parte dos coentros picados e uma pitada de sal.
Entretanto, noutra caçarola ou grelhador, untar com um fio de azeite e, quando estiver quente, comece a grelhar as ovas, virando quando estiverem seladas e a película fique crocante e tostadinha.
No tacho das migas, quando o pão estiver desfeito, junte o ovo batido e misture, até ficar tudo ligado. Vire as migas até formar uma espécie de torta. Emprate cobrindo as ovas grelhadas com o molho de coentros, a acompanhar as migas.