Ingredientes
- 1 kg farinha tipo 65
- 3 ovos
- 15 g levedura seca
- 250 ml leite
- 1 kg açúcar amarelo
- 25 ml aguardente
- 250 g manteiga
- 60 g banha de porco
- 45 g canela em pó
- 1 c.sopa de erva-doce em pó
- Raspa de 1 limão
- 1 folha de papel vegetal
- 1 c.chá de sal
Preparação
Numa taça, coloque os ovos, 150 ml de leite morno, 125g de farinha e a levedura seca. Misture tudo muito bem, tape e deixe levedar durante cerca de 15 minutos.
À mistura anterior junte 650 g de farinha, 100 ml de leite morno, 60 g de manteiga derretida, 20 g de banha derretida, 180g de açúcar amarelo, a aguardente, 1 colher de sopa de canela em pó, 1 colher de sopa de erva-doce em pó, raspa de 1 limão e o sal. Amasse muito bem até obter uma massa homogénea. Tape e deixe levedar durante 1 hora.
Entretanto, ligue o forno a 175 ºC.
Unte com banha duas formas de alumínio ou tachos de tamanho nº 14, disponha no fundo uma rodela de papel vegetal e salpique a forma com açúcar amarelo. Divida a massa em duas partes iguais (para fazer dois folares de tamanho médio).
Divida cada parte da massa em doze bolinhas. Estique uma bolinha numa superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo de cozinha, até obter um disco de massa no tamanho do diâmetro da forma.
Coloque um disco de massa na forma, regue com duas colheres de sopa de manteiga derretida, salpique com uma mão de açúcar amarelo e polvilhe com canela em pó a gosto. Repetir o processo até terminar as doze camadas de massa, sendo que a última camada se rega apenas com um pouco de manteiga derretida. Repita todo o pssa está cozida. Retire do forno e deixe repousar durante uns 10 minutos. Para desenformar coloque um prato sobre a forma e vire-a ao contrário.